Logo

Posts Recentes



02/08/17

Resenha: Só os Animais Salvam | BEDA #2


Oláa, tudo bom contigo?

muito, muito, muito, muito tempo atrás existiam as famigeradas resenhas literárias aqui no blog, acredita?
Infelizmente acabei perdendo a "pratica" e simplesmente deixei de fazer. Inclusive, diminui drasticamente o meu ritmo de leitura na época, parei de frequentar a biblioteca publica e de comprar livros. Sad, but truth

Massss, esses dias entrei na Amazon (♥) e os livros da DarkSide (♥♥) estavam com um precinho tão convidativo que não tive como não comprar.
Então acabei aproveitando essas novas aquisições pra voltar a trazer resenhas pro bloguito. YAYYY!

Vou tentar trazer uma resenha pra cada semana do BEDA (quatro delas da dark side que são os meus livros pendentes) (espero que dê tudo certo \o) 
Começando por essa gracinha aqui!


Não tem como falar da história antes de comentar sobre essa edição MARAVILHOSA.

Pra quem não sabe, a editora DarkSide é a 1ª editora voltada inteiramente ao horror e à fantasia e como eles mesmo dizem, seguem o padrão quase psicopata de qualidade. (nem deu pra perceber né?)


 Pra vocês verem como tudo pensando, a maioria dos livros tem sempre uma fitinha pra marcar onde você parou, quando leio algo deles não preciso me preocupar em ficar caçando um pedaço de papel pra marcar a pagina kakakakka


Olha isso BRASILLL, até a costura dele por dentro é fofa!


♥ Sobre o livrinho:

Nome: Só os Animais Salvam
Escritora: Ceridwen Dovey
Editora: Darkside
Paginas: 236

Esse parece ser mais um livro extremamente fofo com um final feliz sobre algum animalzinho mais fofo ainda, mas não vou deixar você, querido leitor cometer esse equivoco novamente.
Em Só os Animais Salvam vamos conhecer a história de dez animais diferentes e de como eles chegaram até o momento da sua morte. (sim, morte) 
A cada capitulo conhecemos a história de um animalzinho e como sua morte foi dada por conta de problemas criados pelos próprios seres humanos.
Todas as fabulas acontecem em terreno de guerras: Guerra fria, primeira e segunda guerra mundial, etc. A cada novo capitulo sabemos onde e quando esse animal foi morto. Todas as fabulas são narradas pela alma deles. (bem mórbido né?)



Além disso as fabulas tem varias ligações com escritores que deram uma atenção especial aos animais em algumas de suas obras. Nas ultimas paginas há uma especie de glossário onde a autora cita todas as obras e escritores que foram citadas nas fabulas. (É legal ir la dar uma lida quando terminar cada história)


Clica em Leia Mais pra saber minha humilde opinião ♥

Achei que ia me afogar nas próprias lagrimas, porque serio, não tem pessoa mais manteiga (chega a manteiga derrete) derretida que eu, junta com um livro sobre a morte de ANIMAIS então? É querer matar a Juba!

Mas, enquanto fui lendo as fabulas, percebi que o objetivo não era esse, a autora não queria apenas nos sensibilizar com a morte de animais e fazer sucesso por ter feito um livro "triste" e sim nos fazer refletir o que estamos sendo para o nosso mundo e animais. 
E me diz, quem melhor pra mostrar isso, do que eles próprios? Os seres mais inocentes que temos a dadiva de poder conhecer e viver junto.

Claro que mesmo não chorando, algumas histórias me tocaram MUITO e se tornaram as preferidas (Alma de Cachorro, Alma de Urso, Alma de gata, Alma de Tartaruga e Alma de Papagaio)


Outro ponto que percebi é que não foi uma leitura simples de se fazer, este é um livro que se você não ler prestando real atenção, não da pra pegar a essência verdadeira da fabula.
Inclusive tiveram algumas histórias que não surtiram muito efeito em mim e o mais legal é que no meio do livro, teve uma passagem que provavelmente explica o porque disso:
                                                                
"Tenho consciência de que as descobertas e epifanias que uma pessoa tem ao ler nem sempre são, necessariamente, interessantes a outras (...) tentei entender a razão disso para os humanos, e conclui que tem algo a ver com a qualidade alquímica e magica  das descobertas feitas em livros (ou viagens): são fundamentalmente particulares e idiossincráticas e, para a pessoa que a experimenta, parecem coerentes, afortunadas destinadas especificamente para elas naquele momento especifico da vida..." 

Idiossincrática: Maneira de ver, sentir e de reagir de cada pessoa.

Então, não se decepcione se não entender alguma história, ou se não se sentir "impactado" com ela, é do ser humano gostar daquilo que se assemelha a sua vida real.

E não entender certas histórias até que me deixou feliz, porque quando for reler, talvez posso entender as que deixaram uma incógnita na minha cabeça e encontrar detalhes novos que não percebi dessa vez.


Passei toda a minha leitura com o google do lado (e com a Luna)
A cada conto que ia lendo não resistia a tentação de pesquisar antes sobre a guerra citada pra entrar mais no contexto da história e também pra pesquisar as palavras novas e desconhecidas. (tipo idiossincrática, que inclusive amei o significado)

Por mais que o livro traga uma melancolia muito grande já que sabemos o final trágico dos bichinhos, não tem como não se pegar rindo as vezes, pois a situação deles falando são sempre muito inusitadas, e não apenas falando, mas também agindo como humanos dependendo da fabula, e me diz ai, quem nunca pensou como seria se seu bichinho de estimação falasse. 
Pois eu já imaginei varias vezes e enquanto lia o livro então, nem se fale. Olhava toda hora pra baby Luna e pensando o que ela faria em cada situação.

E obviamente, houve muitas partes em que não teve como não sentir uma raiva por ser humana.
Os animais são tão indefesos e nós nos aproveitamos disso e o livro faz questão de jogar todas essas coisas bem na (SUA) nossa cara!


Muitas vezes no meio da leitura fiquei encantada como eles pareciam saber muito mais sobre nós do que nós mesmos

"o que significa ser humano? Talvez só os animais saibam"
O livro traz varias verdades cruéis sobre nós e o mundo em que vivemos. Com certeza abre portas para começarmos a questionar quem estamos sendo nessa nossa temporada na Terra e em quê estamos contribuindo pra todas as atrocidades dos dias atuais.


"SOU, PORQUE VOCÊ É" 

Acho que esse foi o quote que mais me deixou com o coração quentinho apesar de tudo. 
Esse é o trecho:

"Apenas o urso mantinha Karol humano, ou melhor que humano - mantinha-o integro o bastante para ser gentil. Sou porque você é, repetia para si mesmo, vezes sem conta, olhando o urso dormir ao seu lado. Sou porque você é"

Ele se tornou uma pessoa melhor apesar de estar no meio da guerra porque seu animal era assim ♥ 

Com toda certeza esse é um livro muito diferente do convencional, fabulas atuais que se passam em épocas muito antigas mas que ainda sim carregadas de grandes ensinamentos também necessários para os dias atuais.

Um livro atemporal e uma leitura praticamente necessária pra você algum dia na sua vida.



Ah, e esse livro faz parte do selo #darklove que traz os títulos mais cheios de amor que você pode imaginar. E pelo que vi no site deles são todos escritos por mulheres!! (hello representatividade)
Se quiser ver outros livros #darklove clica aqui ♥

E aproveita que esse livro ta com um precinho super legal na Amazon
Pra comprar clica aqui ♥♥

Fiquem com mais algumas fotinhas!








 Luna: EU SO LINDA

Só os animais pra salvar minha humana mesmo, poque olha... não ta dando


Minha dica pra tu ai é: Quando pegar para essa coisa linda, leia com gosto, prestando atenção nos detalhes, nas histórias e esteja preparado para lidar com animais que falam, pensam, amam e que vão ter um enorme impacto na sua vida daqui pra frente.

Beijos caveirosos no seu coração e até amanhã ♥


ps: perdão por não estar respondendo os comentários ou fazendo uma visitinha no bloguito de vocês, é que ainda to tentando conciliar tudo com o BEDA! Deixa seu comentário e não desiste de mim ♥



2 comentários:

  1. confesso que já queria muito por causa da capa e do título e sua resenha me motivou muito. fiquei mais curiosa com ele do que já sou!
    :**

    Lareando.

    ResponderEliminar

Obrigada por comentar ♥
Se quiser, deixe seu link para eu poder te visitar ♥
Beijos!